segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Antologia aberta: “Desejos” da Editora Buriti


Deseja ter um conto publicado? Então a Antologia Desejos pode te ajudar.

A antologia Desejos é um projeto da Editora Buriti em parceria com o Clube do Livro de Pernambuco, e visa reunir historias centradas no impacto que os desejos possuem na vida das pessoas, e até qual ponto elas estão dispostas a ir para realizar eles.

Gênios da lâmpada, pactos com demônios, fadas madrinhas, estrelas cadentes ou poços mágicos são elementos tradicionais, bem conhecidos por todos.

Dito isso, o tema também abarca situações mais realistas, como, por exemplo, uma executiva tentando subir no mundo coorporativo, um imigrante iniciando uma odisseia a um novo mundo, uma guerreira da idade do bronze buscando imortalizar seu nome ou – por que não? – um aspirante a escritor sonhando em ver seus contos publicados.

Além dos autores selecionados – cujo número deve oscilar entre 10 e 15 – o livro vai contar ainda com a participação de cinco autoras convidadas. Eliane Quintella (“Pacto Secreto” pela Editora Novo Século), Julianna Costa (“Agnus Dei – A Idade do Sangue” pela Editora Grimório), JS Dalmolin (“Invasora – A Convocação” pela Editora Novo Século), Mila Wander (“Meu Conselheiro de Luz” pela Editora Novo Século) e Rafaella Vieira (“Depois daquele Beijo” pela Editora Malagueta e “Sete Minutos no Paraíso” pela Editora Gutemberg)

Devido à amplitude desse tema, é difícil citar obras específicas que possam servir de inspiração, porém temos algumas sugestões.

Em primeiro lugar, tente imaginar qual vai ser o peso que os desejos vão ter nas pessoas, mesmo que eles não tenham nenhum impacto externo – esse e o ponto da antologia, afinal.  Além disso, é importante ressaltar que o ponto desse livro não é o desejo carnal, ainda que possa haver uma intersecção de temas. Também devo dizer que, ao menos para mim, a moral “cuidado com o que deseja” já foi feita tantas vezes que já perdeu o sentido. Por fim, peço cuidado para não cair em lugares comuns. Essa última dica é especialmente importante para aqueles que planejam escrever sobre anjos e demônios – entidades que só perdem dos vampiros em termos de popularidade na literatura fantástica brasileira.

Aos interessados, o prazo de inscrição vai até as 23:59 do dia 22/09/2013, e o texto enviado deve ter entre 25.000 e 40.000 caracteres (sem contar com os espaços). Para mais informações, segue o link da editora contendo o edital da antologia: http://blog.editoraburiti.com.br/2013/04/convocacao-para-antologia-desejos/





Nenhum comentário:

Postar um comentário