quarta-feira, 17 de julho de 2013

Chamada para a Antologia "Espada & Feitiçaria" da Editora Buriti.


Atenção fãs de fantasia heroica! A Editora Buriti está com uma coletânea em aberto para despertar o guerreiro que existe dentro de vocês: a antologia “Espada & Feitiçaria”!

Ainda que seja possível argumentar que a “espada e feitiçaria” – ou “espada e magia”, como ele é mais conhecido no Brasil – tenha raízes em poemas épicos, como “Beowulf” e as sagas islandesas, esse subgênero só assumiu a forma atual na década de 1930, de uma mistura das aventuras de “Capa e Espada” e do “Horror Cósmico” de H.P.Lovecraft.

A estória típica desse gênero é um guerreiro solitário – ou uma dupla de guerreiros – usando sua força e astucia para lutar contra forças sobrenaturais malévolas, normalmente representadas por bruxos, demônios ou alguma criatura abissal. A aparição de joias e armas encantadas é corriqueira. Também convém que em algum momento o herói se depare com uma donzela atraente e demonstre certo desdém pela civilização.

O exemplo mais icônico desse subgênero são as histórias do anti-herói “Conan, o Bárbaro”, escritas pelo pai do estilo, Robert E. Roward. Mas há varias outras, com destaque para as histórias de “Elric de Melniboné” por Michael Morcock, as da dupla “Falhrd e Rateiro Cinzento” por Fritz Leiber, as de “Kane” por Karl Edward Wagner e, mais recentemente, as “Crônicas de Gelo e Fogo” de George R. R. Martin.

Histórias de espada e feitiçaria nunca foram especialmente comuns no Brasil ou na América Latina, mas é possível identificar alguns exemplos. No âmbito recente, em 2004 Christopher Kastensmidt publicou o romance “A Sombra dos Homens”, situado em um Brasil mitológico.  A Editora Argonautas, por sua vez, publicou as coletâneas “Sagas, Vol.1 – Espada e Magia”, e “Crônicas de Espada e Magia”. Por fim, O romance “O Espadachim de Carvão” de Affonso Solano contêm alguns elementos desse estilo.

Os interessados em participar do livro deverão enviar sua obra e as informações requisitadas pela editora ao endereço eletrônico “contato@editoraburiti.com.br” do dia 10/03/2013 até o dia 20/08/2013 – data sujeita a alterações. O conto deverá ter entre 20.000 e 32.000 caracteres, contando com os espaços. Para mais informações, segue  o link da chamada original: http://blog.editoraburiti.com.br/2013/03/chamada-para-a-antologia-espada-feiticaria/

Por enquanto é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário